domingo, 17 de janeiro de 2010

Destaco uma atividade desenvolvida durante o curso de Formação Continuada de Professores em Técnologias de Informação e Comunicação Acessível




No módulo 2- Introdução a Informática Acessível fomos instigados a realizar leituras de artigos e assistir a vídeos sobre Tecnologias Assistivas: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual, discutimos a importância dessa temática com os colegas e professores do curso através do Forum de Discussão.
Ao colocar a minha opinião no sistema pude concluir que o ser humano precisa de muita disciplina, responsabilidade e comprometimento em tudo o que for realizar. Sendo assim nós como educadores devemos desenvolver em nossos alunos a capacidade de organização e responsabilidade em seus feitos para que assim obtenham êxito em todos os sentidos de suas vidas.

Disponho a seguir o texto realizado na atividade citada



Desafios de um aluno virtual

Um aluno virtual tem muitos desafios para enfrentar, acredito que mais do que um aluno de ensino regular.
Penso dessa forma por que o aluno virtual precisa ter disciplina, convicção, disponibilidade e principalmente responsabilidade em corresponder o que lhe é proposto no curso, pois ao contrario de uma aula presencial, ele não tem o professor presente para auxiliar e até mesmo cobrar. Tudo depende dele próprio, querer saber, querer aprender e querer vencer. Não ter aula presencial é para mim algo muito novo ainda, mas de certa forma me sinto próxima de meus professores e tutores visto que peço ajuda quando necessito e sou atendida por eles.
Dessa forma o curso a distância me permite escolher e organizar o meu tempo disponível para a realização das atividades, podendo assim ter maior proveito do mesmo. Para isso organizei meu computador em um lugarzinho mais reservado da casa, onde posso entrar, fechar a porta e me concentrar mesmo, principalmente a noite e nos finais de semana. Essa estratégia de avisar os amigos e a família que estou em aula eu já tinha feito antes de iniciar o curso, pois sabia que o meu tempo seria resumido, foi então só avisar que o curso começou.
Mas o que achei mais interessante é que posso assistir quantas vezes eu quiser os filmes propostos, ver e rever os textos e enfim tudo está sempre a minha disposição, podendo também compartilhar com os colegas as duvidas, as reflexões e os conhecimentos adquiridos.
Ao encerrar a segunda semana de curso sinto-me cada vez mais envolvida e com uma expectativa ainda maior, pois percebi que o curso poderá me oferecer subsídios e conhecimentos muito mais do que eu podia imaginar e estou convicta que saberei usá-los no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário